Notícia

2017/07/11

Assembleia aprova projeto de lei que torna chambari patrimônio cultural do Tocantins

Assembleia aprova projeto de lei que torna chambari patrimônio cultural do Tocantins

A Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei que torna o chambari patrimônio cultural e gastronômico do estado. O prato é um dos mais populares do Tocantins, mas o projeto ainda precisa ser sancionado pelo governador Marcelo Miranda.

Além de ser um prato muito apreciado pelos tocantinenses, a comida se tornou também o principal sustento de muitas famílias. A comerciante Silvany Alves é de uma família tradicional, o chambari sempre esteve no cardápio e agora ela ganha a vida com esse prato. "De criança a gente já comia, apredeu a gostar e a medida que o tempo foi passando a gente foi trabalhando, aperfeiçoando, melhorando e hoje o chambari é conhecido."

O segredo do sabor que atrai tanta gente, segundo ela, é tempero. "Saber temperar, saber fazer com amor porque a comida quando é feita assim, o povo vem, come e volta."

"Tem muitos que falam que Araguaína é a capital do chambari. Quando eu tinha 12 anos, pegava emprestado um carrinho de mão para poder fazer frete na feira e o pouco dinheiro que eu ganhava era para ir à barraca de chambari", lembra o motorista Claudio Melo.

O prato é famoso principalmente no norte e nordeste do país. Em outras regiões pode ser conhecido como ossobuco. A comida faz parte da alimentação do tocantinense. Na família do técnico de enfermagem Sanicler Oilveira todo mundo adora. "Aqui é do grande ao pequeno", afirma.

O chambari mudou a vida da comerciante Mariusa Gomes. "Antes era a minha mãe e agora eu assumi. Me trouxe muitas coisas: reformei minha casa, ganhei meu transporte, ajudo meus filhos."

O projeto de lei foi proposto pela deputada estadual Luana Ribeiro e aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 7.


Visualizações: 627